Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Desmistificando a Petição - Contestação (parte 2)

Aprenda de uma vez por todas a redigir uma peça!

Publicado por Direito Esclarecido
há 5 anos


Não existe direito bom ou direito ruim, causa ganha ou perdida. O que existe, em verdade, é direito bem ou mal argumentado. Advogar é ter uma única causa: a do seu cliente.

Para mim, é na contestação que o advogado mostra o seu talento, pois con- testar é a arte de desconstruir e construir argumentos. É desqualificar fatos jurídicos e torná-los controvertidos.

Caso não tenha visto o conteúdo anterior deste artigo que remete exclusivamente ao tipo de peça inicial, leia também: Desmistificando a petição (parte1)

PERSUADIR E CONVENCER: ESSA É A CHAVE DE UMA BOA CONTESTAÇÃO

Na contestação, você, enquanto advogado, deve persuadir e convencer o Magistrado de que a demanda contrária ao seu cliente não deve prosperar. Ele, Juiz, é o foco e o alvo de toda a argumentação. E digo: você não deve se valer apenas de argumentos jurídicos, porque muitas das vezes é preferível adotar um argumento que pareça mais equitativo, mais oportuno, mais útil, mais razoável e adaptado à situação. Porém, para deixar a peça mais atrativa ao leitor, não demore em tudo que é notório ou em fatos que são objetos de experiência comum.

Iniciar o debate com os argumentos mais relevantes e mais fortes é fundamen- tal para que o Juiz assinta com a tese de seu cliente. A qualidade dos argumen- tos está não apenas na dificuldade em refutá-los, mas principalmente em seus próprios atributos. Persuadir, desde o início da argumentação, o Juiz a concordar com a tese de seu cliente pode ser a chave para o sucesso da contes- tação. Por isso, sempre comece com os argumentos mais fortes e deixe os mais fracos por último.

PS:. Convido você, meu colega advogado, a assistir neste momento uma mini-aula sobre: "Como redigir as principais peças cíveis de Acordo com NCPC" com o professor Renê Hellman. Clique aqui e assista agora!

UTILIZE ARGUMENTOS FORTES

Para saber quais são os argumentos mais fortes, é importante ter conhecimento pleno da demanda proposta, desde os fatos até o teor dos documentos. Eu gosto muito de riscar e rabiscar as petições e documentos que estou contestando, de aderir notas de papel (post-its) neles, tudo no objetivo de rascunhar ideias de argumentos, pontos fortes e fracos. Assim, as impressões não se apagam no tempo e ca muito mais fácil encadear ideias em um segundo momento. É essencial encontrar a melhor metodologia para manter as ideias e os argumentos vivos na memória.

Após ter domínio sobre a demanda a ser contestada, procure buscar fatos e documentos com seu cliente. Somente com as duas versões dos fatos é que você poderá traçar a melhor estratégia e os argumentos mais convincentes. Importante: não influencie o cliente. Durante a reunião para discussão do caso, deixe-o falar primeiro sobre os fatos e depois faça os questionamentos necessários para a elaboração da peça. Busque sempre uma versão isenta de paixões para melhor conhecer os pontos fortes e fracos do direito de seu cliente. Ele não deve tentar convencê-lo sobre a improcedência da demanda proposta. Esse papel cabe a você frente ao Poder Judiciário. Portanto, jamais influencie ou direcione seu cliente a respeito de fatos colocados na inicial.

O próximo passo é ler novamente a petição inicial para poder elaborar o roteiro de sua contestação, pontuar preliminares a serem arguidas e fatos importantes a serem objetados. Depois de tudo isso, não tenha pressa em terminar a peça, utilize todo o prazo, leia e releia para verificar se não deixou nenhum argumento para trás.

PLANTE A DÚVIDA JÁ NA NARRATIVA DOS FATOS

Na efetiva elaboração da peça, não esqueça que o Juiz possui inúmeros casos para julgar. Dessa maneira, facilite a vida do Togado e ajude seu cliente narrando os fatos de maneira com que o julgador não tenha que voltar até a petição inicial para entender o que está em debate. A narrativa da demanda inicial também pode ser utilizada para influenciar o Magistrado nas premissas dos argumentos da contestação, pois toda argumentação é indício de dúvida. Plante dúvidas a respeito do direito do autor no meio da narrativa da petição inicial, isso alicerçará os seus fundamentos de contestação.

CONTESTAÇÃO: PEÇA ÚNICA DE DEFESA DO RÉU

Depois da narrativa dos fatos, é chegada a hora das preliminares. Mas não perca tempo nelas. A extinção do processo sem julgamento de mérito empobrece o direito e di culta a sua evolução. Aliás, hoje vigora em nosso sistema processual cível a primazia do julgamento de mérito. Então, sempre que possível, o Magistrado irá ultrapassar as preliminares para julgar o mérito. É um progresso do nosso direito que deve ser homenageado pelos advogados, evitando a morte prematura do processo por questões meramente processuais. Por isso, foque nas questões de mérito.

Todavia, as preliminares não são as vilãs do processo civil. O novo Código de Processo Civil (CPC) concentrou todas as manifestações do requerido na contestação, passando esta a ser a peça única de defesa. Assim, outra grande mudança do nosso direito processual é a inclusão da exceção de incompetência e de impugnações ao valor da causa e a concessão do benefício de gratuidade de justiça exatamente nas preliminares. As matérias que outrora eram ventiladas em incidentes apartados, agora devem ser arguidas em preliminares.

POR FIM, AS QUESTÕES DE MÉRITO

Não deixe fatos incontroversos! Essa é a regra que deve ser lembrada na obje- ção das questões de mérito. Deixar fato incontroverso é abdicar da produção de prova em favor de seu cliente, o que é inaceitável.

Caso haja algum fato que não possa ser controvertido, desqualifique-o em relação ao direito pugnado. Traga argumentos que impeçam a aplicação de deter- minada regra de direito. Semeie a dúvida.

Lembre-se: para fazer uma boa contestação é necessário conhecer profunda- mente o direito material, as posições doutrinárias e jurisprudenciais. Portanto, dedique-se ao conhecimento do direito material debatido para melhor argumentar e contrapor os fatos da petição inicial.

Saber argumentar, desconstruir premissas falsas e falaciosas não é apenas questão de filosofia, é o papel do advogado que atua com contencioso. É o caminho para o sucesso da defesa de seu cliente e para uma boa contestação.

PS:. Caso tenha ficado interessado neste conteúdo, quero te convidar neste momento a assistir uma mini-aula, apesar de ser pequena tenho certeza que irá contribuir com seu aprendizado, com o professor Renê Hellman sobre : "Aprenda de uma vez por todas a redigir TODAS as peças do NCPC e aumente significativamente os resultados em seus processos."CLIQUE AQUI e assista agora.

Gostou desse artigo?

Aproveite e poste um comentário do que achou pois é de grande valia para nós saber que estamos contribuindo com bons conteúdos para a comunidade.

Até o próximo!

Fonte: Aurum

  • Publicações56
  • Seguidores172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações844
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desmistificando-a-peticao-contestacao-parte-2/672273473

Informações relacionadas

Jussara Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

Réplica a Contestação e impugnação ao pedido contraposto em Ação de indenização por dano moral

Rodrigo Costa, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Réplica à Contestação

Direito Esclarecido, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Desmistificando a Petição - Réplica à Contestação (parte 3)

Camila Ires Figueredo Barros, Advogado
Modeloshá 4 anos

Réplica - Indenização Danos Morais

Réplica - TJSP - Ação Indenização por Dano Moral - Procedimento Comum Cível

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Feliz abordagem...creio eu que realmente na Contestação que o advogado mostra toda sua habilidade. continuar lendo

Obrigada pelas dicas valiosas! continuar lendo